quarta-feira, 29 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Loures, um concelho para a leitura

A Biblioteca Municipal José Saramago, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Loures, associou-se ao Dia Mundial do Livro e realizou, dia 23 de abril, diversas iniciativas de incentivo à leitura.

A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e a Rede de Bibliotecas Escolares de Loures, com o apoio da coordenação interconcelhia do gabinete da RBE, promoveram, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Loures, um conc/selho para a leitura, celebrando o livro, a leitura e as bibliotecas.
Um pouco por todo o concelho, as bibliotecas escolares, do movimento associativo e das juntas de freguesia, desenvolveram ações de promoção do livro e da leitura, alertando para a sua importância.
O destaque deste ano foi para a participação das bibliotecas que integraram recentemente o programa de apoio municipal às bibliotecas do movimento associativo e das juntas de freguesia. Foi o caso do Conselho Português para os Refugiados, na Bobadela, onde foi possível assistir à sessão de leitura partilhada, a partir do livro O Tesouro, de Manuel António Pina. Também na Cooperativa “A Sacavenense” o incentivo à leitura foi registado com uma sessão de poesia, com a presença do professor e escritor Joaquim Marques. Várias exposições e outras atividades tomaram conta da animação de outras bibliotecas desta rede.
As bibliotecas escolares receberam diversas atividades – expressão plástica, hora do conto, oficinas de escrita, leituras partilhadas, feiras do livro, entres outras – que animaram a comunidade educativa.

A leitura marcou presença de variadas formas, passando pela Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém – onde toda a comunidade educativa parou para ler – e pela Escola Secundária de Sacavém – onde circulou uma mala de palavras de incentivo à requisição de livros.
A equipa da Biblioteca Municipal José Saramago deslocou-se à Escola Secundária da Portela, onde protagonizou o espetáculo Poesia e Resistência, e encerrou, na BMJS, a cerimónia de entrega do prémio literário Maria Amália Vaz de Carvalho e a inauguração da exposição Desenhar a Prosa, inspirada no livro Diálogos para o fim do mundo, de Joana Bértholo.
Escritores de renome marcaram presença nas várias escolas do concelho, nomeadamente, Rafael Bergonse, Maria Inês Almeida, José Fernando Tavares, Joaquim Lopes, entre outros.
http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=912


terça-feira, 28 de abril de 2015

Poesia e Resistência - Espectáculo multimédia na Escola Secundária de Camarate

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, organizadas pela Câmara Municipal de Loures, a Equipa de animação residente da Biblioteca Municipal José Saramago – Loures apresentou o  Poesia e Resistência  - Espectáculo multimédia, baseado em textos de poetas portugueses, relembrando a importância das palavras na luta pela liberdade.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

ASSIM COMEÇÁMOS E ASSIM TERMINÁMOS O DIA

O programa da Biblioteca Municipal José Saramago começava com um espetáculo alusivo ao 25 de abril, na Escola Secundária da Portela. E lá foi a nossa equipa de animação que criou, produziu e realizou este espetáculo multimedia intitulado Poesia e Resistência. E no final do dia entregámos o prémio, patrocinado pela empresa EGEO, ao vencedor do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, António Canteiro, pela obra Logo à tarde vai estar frio. A exposição Desenhar a prosa dos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidde de Lisboa pode ser visitada até ao próximo dia 30 de maio.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SACAVÉM

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resumo das Comemorações do Dia Mundial do Livro na Biblioteca do CPR

 
 
 
(Texto e fotografias de CPR)
 
 
 


 

A convite da Câmara Municipal de Loures, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) associou-se, este ano, às comemorações do Dia Mundial do Livro, no âmbito do Programa "Rede Concelhia de Bibliotecas".

No passado dia 23 de Abril, a Biblioteca/Mediateca do CPR, instalada no Centro de Acolhimento para Refugiados, na Bobadela, esteve aberta, entre as 10h e as 17h, tendo sido desenvolvidas uma série de actividades para a comunidade local e para os requerentes de protecção internacional e refugiados.



MINI-FEIRA DO LIVRO - "1 Livro em troca de 1 Alimento"
 
 

 


A principal actividade de comemoração deste dia consistiu numa Mini-Feira do Livro, à porta do Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR), onde, em troca de um alimento a ser doado aos refugiados cada pessoa poderia levar um livro.
De salientar que o poster da Mini-Feira foi elaborado com a ajuda de alguns dos refugiados alojados no CAR.

MUITO OBRIGADA a todas as pessoas da comunidade local que, generosamente, contribuíram com alimentos para os refugiados, neste Dia Mundial do Livro.
Um OBRIGADA muito especial também aos Pais e Famílias das crianças do Espaço "A Criança", que tão activamente contribuíram com donativos de géneros alimentares.


HORA DO CONTO
 



Pela primeira vez, a Biblioteca/Mediateca do CPR recebeu, neste dia, as 38 crianças das 3 salas de Creche do Espaço "A Criança"; as quais aí puderam ouvir o conto "Arco-Irís".

 
SESSÕES PARA O PRÉ-ESCOLAR
 

 

Com base no livro "O Incrível Rapaz que comia Livros" (de Oliver Jeffers) foram efectuadas duas sessões de apresentação da Biblioteca e de promoção da leitura para as 40 crianças do Jardim-de-Infância do Espaço "A Criança".
Estas sessões tiveram como principais objectivos apresentar a Biblioteca e as suas funcionalidades, valorizar a importância de ler, desenvolver um espírito crítico sobre os livros e desenvolver o hábito da leitura.


ACTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL



Aliando a esta comemoração a proximidade do "Dia da Liberdade", foi efectuada uma leitura do livro O Tesouro (de Manuel António Pina) por alunos das aulas de Português Língua Estrangeira do CPR. Nesta actividade estiveram presentes a Dra. Ana Cristina Monteiro, Directora da Biblioteca Municipal José Saramago e dois técnicos, que, também, participaram activamente na leitura.

Foi, ainda, desenvolvida na Biblioteca uma actividade colectiva - “O que é para ti a Liberdade?”, em que cada requerente de asilo retirava de uma caixa um gesto daquilo que para si significava a liberdade.

No final da tarde, foi apresentada, no Auditório Ângelo Vidal D'Almeida Ribeiro no Centro de Acolhimento, uma breve apresentação sobre a “Revolução do 25 de Abril de 1974” e projectado o filme Capitães de Abril (de Inês de Medeiros). O Dr. Rui Monteiro, Adjunto da Vereadora dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Loures e a Dra. Sandra Almeida, Directora da Unidade de Igualdade e Cidadania deram-nos a honra de estar presentes neste evento.

 
 

 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PROGRAMA DA ESCOLA BÁSICA MÁRIO DE SÁ CARNEIRO

9.45 – 10.05 Mostra “Os vários tipos de livros e as suas funções didáctico recreativas”. Passagem do PowerPoint sobre o Livro. Bilhete de identidade do livro 12.15 – 13.40 Mostra “Os vários tipos de livros e as suas funções didáctico recreativas”. Bibliopaper Bilhete de identidade do livro. 13.40 – 14.30 Mostra “Os vários tipos de livros e as suas funções didáctico recreativas”. Bibliopaper Bilhete de identidade do livro Ensaio do Clube de Teatro Com a presença dos Encarregados de Educação. Observações: Decoração da biblioteca Livros pendurados na sala Pilha de livros com nomes de autores a sair das páginas.

PROGRAMA DO CENTRO ESCOLAR QUINTA DAS MÓS

PROGRAMA DO AGRUPAMENTO ESCOLAS JOÃO VILLARET


Biblioteca Isabel Alçada

22, 23 e 24 de abril - Feira do Livro;
23 de abril - Encontro com a escritora Maria Inês Almeida; leitura do conto tradicional de António Torrado "Era uma boa combinação", no espaço exterior da escola; construção de um cartaz coletivo sobre o conto.


Biblioteca BE/CRE João Villaret

As atividades desenvolvidas podem ser visualizadas em:

http://bibliotecacrejvill.wix.com/eb-23-j-villaret-inf

PROGRAMA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS 4 DE OUTUBRO

PROGRAMA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOBADELA

terça-feira, 21 de abril de 2015

PROGRAMA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA IRIA DE AZÓIA

No dia 23 de abril vai estar a decorrer a mostra de trabalhos sobre a obra Missão Impossível que integra o Projeto aLeR+, mais especificamente, o plano de intervenção por nós designado “Estórias da História”.

PROGRAMA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES

23 de abril - Programação nas várias bibliotecas do agrupamento - Animação de histórias por professores e alunos ; - divulgação da Lenda de S. Jorge - uma rosa em troca de um livro; - divulgação da mensagem da Unesco - construção de murais: um livro é…; quando leio sinto...; Escola Luis Sttau Monteiro, 15h00 - “ A Biblioteca COM VIDA - Avós e Netos” - sessão de animação musical na Biblioteca em colaboração com o grupo coral Universidade Sénior - Academia dos Saberes - , fulcro central da atividade, para além da promoção da escrita/leitura na abordagem de diversos temas, será o diálogo e convívio entre gerações.

QUEM NÂO LÊ...


PROGRAMA DA ESCOLA BÁSICA Nº 4 DE SÃO JOÃO DA TALHA

Atelier organizado por alunos do Curso Profssional de Animação Sociocultural da E.S.Camarate: "Palavras à solta!"


PROGRAMA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO JOÃO DA TALHA

PROGRAMA BIBLIOTECA IRENE CRUZ DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUCELAS

PROGRAMA DA ESCOLA BÁSICA BARTOLOMEU DIAS

Dia 22 - Comemoração do Dia da Terra: apresentação de um pequeno vídeo e de um powerpoint sobre como podemos salvar o nosso planeta. No final cantamos “Earth Song" de Michael Jackson e “We are the World”; exposição de trabalhos dos alunos (em colaboração com a disciplina de Ciências); jogo “Salvar o Planeta”. Dia 23 – Comemoração do Dia Mundial do Livro: “Juntos pela Leitura” – Entre as 11:15 e as 11:30h toda a comunidade “para as suas funções” para ler um livro; Concurso “Um livro é…” (Os alunos definem o que para eles é um livro e ilustram a sua definição, em suporte papel com formato de livro. Os trabalhos são expostos na biblioteca e será depois atribuído um prémio simbólico.); Oferta de marcadores oferecidos pela Bertrand (se tivermos tempo ainda faremos alguns em formato de livro); Leitura de um dos contos da obra Dez Dedos, Dez Segredos, às turmas do 1º ano. Dia 25 - Comemoração do Dia 25 de Abril: Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

PROGRAMA DA ESCOLA BÁSICA FERNANDO DE BULHÕES

Aqui, na Fernando de Bulhões vamos tomar à letra o desafio do conselho para a leitura. Cada menino do 1º ciclo vai escolher o seu livro preferido, explicar porquê e fazer uma ilustração. O conjunto dos trabalhos resultará num livro de conselhos de leitura. Nesse dia a biblioteca será animada por uma voluntária da leitura. Gostaria também de lembrar que está a decorrer a campanha "2a vida para o livro infantil", campanha de angariação de livros para a nossa biblioteca. Acolhemos doações das famílias cujas crianças cresceram e que não sabem onde guardar os livros infantis que já não se usam. "Queremos historias de princesas e dragões. Queremos poesia, adivinhas, lengalengas e dramalhões. Aladinos, Pinóquios, lobos maus e cordeirinhos. QUEREMOS DE TUDO!" (Apelo da professora Gabriela Alves) Divulguem esta campanha! Postos de recolha nas escolas do agrupamento. cartaz pela professora Isabel Lima

Encontro com autores na BE da Escola Secundária de Camarate


segunda-feira, 20 de abril de 2015

CARTAZ DA DGLAB

Este ano o cartaz da DGLAB-Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas mostra-nos num jogo de luzes e efeitos, que os livros podem ter leituras variadas e múltiplos ecos, consoante os leitores onde chegam.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PROGRAMA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSÉ SARAMAGO

23 de abril, 10h30 - A Equipa de Animação da Biblioteca estará na Escola Secundária da Portela com o espetáculo multimedia Poesia e Resistência.Os poetas e as suas palavras que devolveram ao povo a esperança de um dia novo em que o grito era só um: liberdade e dignidade. 23 de abril, 21h00 - Entrega do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho. Leituras encenadas pela Equipa de Animação da Biblioteca. Inauguração da exposição Desenhar a prosa - desenhos e ilustrações dos alunos da Faculdade de Belas da Universidade de Lisboa. Até 30 de abril poderá ser visitada a mostra documental Palavras do Mundo na sala de leitura infantil e até 9 de maio a mostra de fotografias de Alfredo Cunha, com textos de Adelino Gomes, 25 de abril de 1974, cedida pela Fundação Mário Soares.

CARTAZ DIA MUNDIAL DO LIVRO

Da BAD-Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas chega-nos este bonito cartaz que partilho, também como inspiração para as nossas atividades.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

UMA FLOR DE ABRIL PARA FESTEJAR A LEITURA

Em 2014, ano em que se comemoraram os 40 anos do 25 de abril, a Biblioteca Municipal José Saramago e a Rede de Bibliotecas Escolares de Loures, com o apoio da coordenação interconcelhia do Gabinete da RBE, juntaram vontades e energias para desenvolverem um programa conjunto de atividades, de forma a ampliarem e reforçarem a mensagem da promoção do livro e da leitura. Muitas foram as ações que todas as bibliotecas envolvidas levaram a cabo ao longo do dia 23 de abril de 2014: encontros com escritores, momentos de leitura, exposições, concursos, flasmobe, testemunhos de leitura, jogos, apresentações multimedia e muito mais. Estamos de volta este ano com novos parceiros, do movimento associativo e das juntas de freguesia (as bibliotecas integradas no programa de apoio municipal à Rede Concelhia de Bibliotecas). No grafismo criado pela Câmara Municipal de Loures para esta comemoração, a rosa de São Jorge deu lugar a um cravo de abril, que se pretende seja inspirador para este dia de festa em torno do livro e da leitura.

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, por se relacionar este dia com o desaparecimento de importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Ao longo dos anos a DGLAB-Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas associou-se a estas comemorações promovendo a edição de um cartaz e incentivando as Bibliotecas Municipais a desenvolverem programas de atividades alusivos ao Dia.